Filhos de bara
Os filhos de Exu
são alegres, sorridentes, estão sempre de bem com a vida, são
ambiciosos, extrovertidos, espertos, inteligentes, atentos. Sabem como
ninguém ser sociáveis e diplomáticos, pois conhecem o valor de uma boa
amizade, fazem questão de manter o maior número possível de amigos.
Rapidamente, os filhos de Exu tornam-se pessoas populares, amadas por
uns, odiadas por outros. Extremamente dinâmicos, os filhos desse orixá
não se desanimam nunca, mantêm sempre a certeza de que as coisas, mais
cedo ou mais tarde, acabam mudando a seu favor.
Pessoa com impressionante facilidade
de comunicação, boa lábia, com charme conseguem tudo o que querem.
Irônicas e perigosas costumam manter uma vida sexual bastante agitada,
sem pudores. São pessoas extremamente rápidas, que não pensam: fazem.
Os filhos de Exu possuem facilidade
impressionante para entrar e sair de confusões, é do tipo que arma a
bagunça, sai ileso e ainda se diverte com as consequências. Esquecem
fácil a ofensa, não guardam rancor, mas não perdem a oportunidade de se
vingar. Gosta da rua, das festas e das conversas intermináveis,
comportamento próprio de um ORIXÁ que é só alegria.
Filhos de ogum
Fisicamente, os
filhos de Ogum são magros, mas com músculos e formas bem definidos.
Compartilham com Exu o gosto pelas festas e conversas que não acabam e
gostam de brigas. Se não fizerem a sua própria briga, compram a de seus
camaradas. Sexualmente os filhos de Ogum são muito potentes; trocam
constantemente de parceiros, pois possuem dificuldade de se fixar a
pessoa ou lugar. São do tipo que dispensa um confortável colchão de
molas para dormir no chão; gostam de pisar a terra com os pés descalços.
São pessoas batalhadoras, que não medem esforços para atingir seus
objetivos, são pessoas que mesmo contrariando a lógica lutam
insistentemente e vencem. São pessoas extremamente pontuais e ficam
enlouquecidos quando uma pessoa se atrasa ou cancela um compromisso
previamente agendado seja por que motivo for.
Não se prendem à riqueza, ganham
hoje, gastam amanhã. Gostam mesmo é do poder, gostam de comandar, são
líderes natos. Essa necessidade de estar sempre à frente pode torná-los
pessoas egoístas e desagradáveis, mas nem sempre. Geralmente, os filhos
de Ogum são pessoas alegres, que falam e riem alto para que todos se
divirtam com suas histórias e que adoram compartilhar a sua felicidade.
Filhos de iansã
Para os filhos
de Iansã, viver é uma grande aventura. Enfrentar os riscos e desafios da
vida são os prazeres dessas pessoas, tudo para elas é festa. Escolhem
seus caminhos mais por paixão do que por reflexão. Em vez de ficar em
casa, vão à luta e conquistam o que desejam.
São pessoas atiradas, extrovertidas e
diretas, que jamais escondem seus sentimentos, seja de felicidade, seja
de tristeza. Entregam-se a súbitas paixões e de repente esquecem,
partem para outra, e o antigo parceiro é como se nunca tivesse existido.
Isso não é prova de promiscuidade, pelo contrário, são extremamente
fiéis à pessoa que amam, mas só enquanto amam.
Essas pessoas tendem a ser
autoritárias e possessivas; seu gênio muda repentinamente sem que
ninguém esteja preparado para essas guinadas. Os relacionamentos longos
só acontecem quando controlam seus impulsos, aí, são capazes de viver
para o resto da vida ao lado da mesma pessoa, que deve permitir que se tornem os senhores da situação.
Os filhos de Iansã, na condição de
amigos, revelam-se pessoas confiáveis, mas cuidado, os mais prudentes,
no entanto, não ousariam lhe confiar um segredo, pois, se mais tarde
acontecer uma desavença, um filho de Yansã não pensará antes de usar
tudo que lhe foi contado como arma.
Seu comportamento pode ser
explosivo, como uma tempestade, ou calmo, como uma brisa de fim de
tarde. Só uma coisa o tira do sério: mexer com um filho seu é o mesmo
que comprar uma briga de morte: batem em qualquer um, crescem no corpo e
na raiva, matam se for preciso.
Filhos de xango
Pessoa forte com discreta tendência a
obesidade, com estrutura óssea bem desenvolvida, sendo fácil
identificado visualmente, pela aparência ou modo de andar. A mulher,
filha de Xangô, tem tendência a falta de elegância, não que tenham
dificuldade de reconhecer roupas bonitas, tendo muitas vezes uma vaidade
intrínseca especial, que custa caro. Por causa do tipo físico de Xangô,
suas filhas, tendem a ter um jeito masculino de andar, não
caracterizando preferência sexual.
Seus filhos são mulherengos (os homens), já suas filhas são belíssimas
amantes, não costumam ser conhecidas socialmente e não são dadas a
aventuras. São honestos e sinceros em seus relacionamentos mais
duradouros, pois o sexo, para eles é de vital importância, porém depois
de satisfazer o desejo, o coloca em segundo plano.
Apresentam altas doses de energia e grande auto-estima, julgando-se importantes. Suas opiniões são decisivas, em quaisquer situações ou assuntos, sendo às vezes egocêntricos.
Quando chamado a opinar, opinam segundo seu modo de ver e entender o caso, dando a última opinião ou veredicto e terminam o assunto, deixando a outra parte sem saber o que fazer. Quase sempre intervem de forma violenta, em suas opiniões, resolvendo tudo de forma demolidora e rápida, e neste momento, quando todos acatarem sua resolução, retoma seu comportamento usual.
Apresentam altas doses de energia e grande auto-estima, julgando-se importantes. Suas opiniões são decisivas, em quaisquer situações ou assuntos, sendo às vezes egocêntricos.
Quando chamado a opinar, opinam segundo seu modo de ver e entender o caso, dando a última opinião ou veredicto e terminam o assunto, deixando a outra parte sem saber o que fazer. Quase sempre intervem de forma violenta, em suas opiniões, resolvendo tudo de forma demolidora e rápida, e neste momento, quando todos acatarem sua resolução, retoma seu comportamento usual.
Filhos de ibeji
Por serem
gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças,
são ligados a tudo que se inicia e brota: a nascente de um rio, o
nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas, etcSeus filhos são pessoas com
temperamento infantil, jovialmente inconsequente; nunca deixam de ter
dentro de si a criança que já foram. Costumam serem brincalhonas,
sorridentes, irrequietas, tudo enfim que se possa associar ao
comportamento típico infantil. Muito dependentes nos relacionamentos
amorosos e emocionais em geral, podem então revelar-se teimosamente
obstinados e possessivos. Ao mesmo tempo, sua leveza perante a vida se
revela no seu eterno rosto de criança e no seu modo ágil de se
movimentar, sua dificuldade em permanecer muitotempo sentado,
extravasando energia.Podem apresentar bruscas variações
de temperamento, e certa tendência a simplificar as coisas,
especialmente em termos emocionais, reduzindo, à vezes, o comportamento
complexo das pessoas que estão em torno de si a princípios simplistas
como "gosta de mim" ou "não gosta de mim". Isso pode fazer com que se
magoem e se decepcionem com certa facilidade. Ao mesmo tempo, suas
tristezas e sofrimentos tendem a desaparecer com facilidade, sem deixar
grandes marcas. Como as crianças em geral, gostam de estar no meio de
muita gente, das atividades esportivas, sociais e das festas.
Filhos de odé e ótim
Características Negativas: ciumentos, possessivos e inseguros. Narcisistas, egoístas, vaidosos a ponto de acharem que são os melhores em tudo. Temperamen-tais, quando estão com raiva podem até ficar perigosos. Aborrecem-se fácil e por qualquer motivo.
Filhos de obá
As Pessoas pertencentes a este Orixá são
lutadoras, bravas, um tanto agressivas, o que as levam a serem pouco
compreendidas. Frequentemente tendem a ter experiências infelizes e
amargas. São ciumentas, pois são muito zelosas com tudo o que lhes
pertencem. Porém, pessoas de grande valor e dedicação. Tendem a alcançar
os seus ideais no sentido mais material do que sentimental, embora
encontrem a razão e compreensão para suas frustrações no sucesso
material.
Filhos de ossanha
O arquétipo psicológico associado a
Ossanhe é o das pessoas de caráter equilibrado, capazes de controlar
seus sentimentos e emoções.
Os filhos de Ossanhe são aqueles que não permitem que suas simpatias e antipatias subjetivas e individuais intervenham em suas decisões ou influenciem as suas opiniões sobre pessoas e acontecimentos.
Essa capacidade de discernimento frio e racional, porém, é o responsável pela sua falta de interesse em mexericos ou falatórios. O tipo de Ossanhe é o de mais reservado. Não é introvertido, mas não se faz notar pela atividade social.
O filho de Ossanhe tem certa atração pela religiosidade e pelos aspectos ritualísticos da realidade em geral. A ordem, os costumes, as tradições e os gestos marcados e repetitivos, o fascinam, não no sentido especificamente reacionário das pessoas que querem a repetição das mesmas e imutáveis relações sociais ad eternum, mas no que elas têm de místico, de teatral. É conseqüentemente, meticuloso nunca se deixando levar pela pressa ou pela ansiedade, pois é caprichoso.
Os filhos de Ossanhe são aqueles que não permitem que suas simpatias e antipatias subjetivas e individuais intervenham em suas decisões ou influenciem as suas opiniões sobre pessoas e acontecimentos.
Essa capacidade de discernimento frio e racional, porém, é o responsável pela sua falta de interesse em mexericos ou falatórios. O tipo de Ossanhe é o de mais reservado. Não é introvertido, mas não se faz notar pela atividade social.
O filho de Ossanhe tem certa atração pela religiosidade e pelos aspectos ritualísticos da realidade em geral. A ordem, os costumes, as tradições e os gestos marcados e repetitivos, o fascinam, não no sentido especificamente reacionário das pessoas que querem a repetição das mesmas e imutáveis relações sociais ad eternum, mas no que elas têm de místico, de teatral. É conseqüentemente, meticuloso nunca se deixando levar pela pressa ou pela ansiedade, pois é caprichoso.
Filhos de xapana ou abaluae
Os filhos de Xapanã são: ”pessoas que não conseguem viver satisfeitas quando tudo vai bem para elas. Podem até atingir uma bela situação material e em um belo dia, rejeitar tudo, por causa de certos escrúpulos imaginários. São pessoas que, em certos casos, se sentem capazes de consagrar o bem-estar aos outros, fazendo completa abstração de seus próprios interesses vitais”.
É possível a autopunição dos filhos de Omulú, principalmente em seus
casamentos, pois não é raro apaixonarem-se por pessoas extrovertidas e
sensuais, como as filhas de Oxum ou Iansã, que ocupam naturalmente o
centro do palco, reservando ao parceiro um papel mais discreto. Gostam
de ver a pessoa amada brilhar, porém a invejam, vivendo com muita
insegurança.
Os filhos de Omulú, como os de Ossanhe, cultuam sua individualidade, são austeros e causam medo aos outros. São irônicos, secos e por vezes discretos.
Os filhos de Omulú, como os de Ossanhe, cultuam sua individualidade, são austeros e causam medo aos outros. São irônicos, secos e por vezes discretos.
Filhos de oxum
Oxum se aproxima da imagem que se tem de
um rio, das águas que são seu elemento, aparência calma que pode
esconder correntes, buracos no fundo, grutas – tudo que não é nem reto
nem direto, mas pouco claro em termos de forma, cheio de meandros. Os
filhos de Oxum preferem contornar habilmente um obstáculo a enfrentá-lo
diretamente.
A imagem doce, que esconde uma determinação forte e uma ambição bastante marcante colabora a tendência que os filhos de Oxum te para engordar; gostam da vida social, das festas e dos prazeres em geral.
O sexo é importante para os filhos de Oxum. Eles tendem a ter uma vida sexual intensa e significativa, mas diferentes dos filhos de Iansã ou Ogum.
Os filhos de Oxum são mais discretos, pois, assim como apreciam o destaque social, temem os escândalos ou qualquer coisa que possa denegrir a imagem de inofensivos, bondosos, que constroem cautelosamente.
Na verdade os filhos de Oxum são narcisistas demais para gostarem muito de alguém que não seja eles próprios – mas sua facilidade para a doçura, sensualidade e carinho pode fazer com que pareçam os seres mais apaixonados e dedicados do mundo.
Verger define: O arquétipo de Oxum é o das mulheres mais graciosas e elegantes, com paixão pelas jóias, perfumes e vestimentas caras.
Até um dos defeitos mais comuns associados à superficialidade de Oxum é compreensível como manifestação mais profunda.
A imagem doce, que esconde uma determinação forte e uma ambição bastante marcante colabora a tendência que os filhos de Oxum te para engordar; gostam da vida social, das festas e dos prazeres em geral.
O sexo é importante para os filhos de Oxum. Eles tendem a ter uma vida sexual intensa e significativa, mas diferentes dos filhos de Iansã ou Ogum.
Os filhos de Oxum são mais discretos, pois, assim como apreciam o destaque social, temem os escândalos ou qualquer coisa que possa denegrir a imagem de inofensivos, bondosos, que constroem cautelosamente.
Na verdade os filhos de Oxum são narcisistas demais para gostarem muito de alguém que não seja eles próprios – mas sua facilidade para a doçura, sensualidade e carinho pode fazer com que pareçam os seres mais apaixonados e dedicados do mundo.
Verger define: O arquétipo de Oxum é o das mulheres mais graciosas e elegantes, com paixão pelas jóias, perfumes e vestimentas caras.
Até um dos defeitos mais comuns associados à superficialidade de Oxum é compreensível como manifestação mais profunda.
Filhos de iemanja
Os filhos de iemanjá se mostram mais
diretos. São capazes de fazer chantagens emocionais, mas nunca
diabólicas. A força e a determinação fazem parte de seus caracteres
básicos, assim como o sentido da amizade e do companheirismo. Como são pessoas presas ao arquétipo da mãe, a família e os filhos têm
grande importância na vida dos filhos de Iemanjá. A relação com eles
pode ser carinhosa, mas nunca esquecendo conceitos tradicionais como
respeito e principalmente hierarquia.
São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta da tribo, costumam por isso casar ou associar-se cedo.
Apesar do gosto pelo luxo, não são pessoas obcecadas pela própria carreira, sem grandes planos para atividades a longo prazo, a não ser quando se trata do futuro de seus filhos e entes próximos.
Mas nem tudo são qualidades em Iemanjá, como em nenhum orixá. Seu caráter pode levar o filho desse orixá a ter uma tendência a tentar concertar a vida dos que ao cercam – o destino de todos estariam sob sua responsabilidade. Os filhos de Iemanjá demoram muito para confiar em alguém, bons conhecedores que são da natureza humana. Quando finalmente passam a aceitar uma pessoa no seu verdadeiro e íntimo circulo de amigos, porém deixam de ter restrições, aceitando-a completamente e defendendo-a, seja nos erros como nos acertos, tendo grande capacidade de perdoar as pequenas falhas humanas.
Um filho de Iemanjá pode tornar-se rancoroso, remoendo questões antigas por anos e anos sem esquece-las jamais.
Apesar do gosto pelo luxo, não são pessoas obcecadas pela própria carreira, sem grandes planos para atividades a longo prazo, a não ser quando se trata do futuro de seus filhos e entes próximos.
Mas nem tudo são qualidades em Iemanjá, como em nenhum orixá. Seu caráter pode levar o filho desse orixá a ter uma tendência a tentar concertar a vida dos que ao cercam – o destino de todos estariam sob sua responsabilidade. Os filhos de Iemanjá demoram muito para confiar em alguém, bons conhecedores que são da natureza humana. Quando finalmente passam a aceitar uma pessoa no seu verdadeiro e íntimo circulo de amigos, porém deixam de ter restrições, aceitando-a completamente e defendendo-a, seja nos erros como nos acertos, tendo grande capacidade de perdoar as pequenas falhas humanas.
Um filho de Iemanjá pode tornar-se rancoroso, remoendo questões antigas por anos e anos sem esquece-las jamais.
Filhos de oxala
Oxalá é o pai dos Orixás e, por
extensão, de toda a humanidade. Estabelece, pois, entre si e os outros,
uma aura não de temeridade, mas sim de carinho. Os filhos de Oxalá,
portanto, são pessoas tranqüilas, com tendência a calma, até nos
momentos mais difíceis; conseguem o respeito mesmo sem que se esforcem
objetivamente para obtê-lo. São amáveis e pensativos, mas nunca de
maneira subserviente.
Sabem argumentar bem, são reservados, mas raramente orgulhosos. Seu defeito mais comum é a teimosia, será difícil convencê-los de que estão errados ou que existem outros caminhos para a resolução de um problema.
No Oxalá mais velho a tendência se traduz em ranzinzice e intolerância, enquanto no Oxalá novo tem um certo furor pelo debate e pela argumentação.
Fisicamente, os filhos de Oxalá tendem a apresentar um porte majestoso ou no mínimo digno, principalmente na maneira de andar e não na constituição física; não é alto e magro como o filho de Ogum, nem tão compacto como os filhos de Xangô. Às vezes, porém, essa maneira de caminhar e postar-se dá lugar a alguém com tendência a ficar curvado como se o peso de toda uma longa vida caísse sobre seus ombros, mesmo se tratando de alguém muito jovem
Sabem argumentar bem, são reservados, mas raramente orgulhosos. Seu defeito mais comum é a teimosia, será difícil convencê-los de que estão errados ou que existem outros caminhos para a resolução de um problema.
No Oxalá mais velho a tendência se traduz em ranzinzice e intolerância, enquanto no Oxalá novo tem um certo furor pelo debate e pela argumentação.
Fisicamente, os filhos de Oxalá tendem a apresentar um porte majestoso ou no mínimo digno, principalmente na maneira de andar e não na constituição física; não é alto e magro como o filho de Ogum, nem tão compacto como os filhos de Xangô. Às vezes, porém, essa maneira de caminhar e postar-se dá lugar a alguém com tendência a ficar curvado como se o peso de toda uma longa vida caísse sobre seus ombros, mesmo se tratando de alguém muito jovem
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