TOQUE DE ENCERRAMENTO
É o toque que encerra as atividades públicas do Batuque Grande. Tem uma proporção um pouco menor do que o primeiro toque, pois é antecedido pelo corte do peixe e do corte de confirmação, quando são imoladas somente aves aos orixás. A cor dos axós é preferencialmente o branco e pode acontecer a Mesa de Ibedji antes do início do toque. São nesta noite que serão dados os axés de Obés e Ifá. Entre os alimentos servidos aos convidados prevalecem os doces, além da canja, da canjica e do amalá (este feito com carne de peito de gado). Seguido do toque, no dia posterior há a levantação da obrigação do corte de confirmação.
O PASSEIO
O término da obrigação para os filhos-de-santo que estão presos por motivo de seu aprontamento ou por obrigação de Bori é o Passeio no dia posterior á Levantação, pela manhã, antes, porém o Babalorixá ou Yalorixá leva os presos até a porta da frente do Ilê e apresenta-os à rua (aos Orixás da Rua), liberando-os para saírem limites do Ilê.
É comum no centro de Porto Alegre reconhecer um grupo de “presos” passeando juntamente com seu Babalorixá ou Yalorixá. Saindo do Ilê vão até o centro visitar lugares de grande significado para a comunidade batuqueira: iniciando no Mercado Público - lá colocando sete moedas junto ao Bará assentado bem ao centro, pedindo prosperidade e fartura. Depois no Rio Guaíba (que banha a cidade), é reverenciada Oxum e jogam quatro moedas ao rio pedido prosperidade e fartura. A seguir na Igreja Pão dos Pobres (Bará), após na Igreja do Rosário (Oxum), depois na Igreja dos Navegantes (Iemanjá) e finalmente Igreja do Espírito Santo (Oxalá). Após, visitam quatro Ilês onde "batem cabeça" cumprimentando os Orixás. No Ilê visitado é oferecido um lanche aos visitantes. De volta ao Ilê da obrigação, batem cabeça no Quarto-de-Santo. Cumprimentam o Babalorixá ou Yalorixá na nova condição de Filho-de-Santo pronto, ou borido (conforme a obrigação realizada).
Axé a todos..
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